sexta-feira, dezembro 01, 2006

Antonio Henrique Silva

António Henrique Silva

Nasceu em Paderne, a 17 de Novembro de 1932.

Após ter concluído a instrução primária, empregou-se no comércio, vindo a estabelecer-se aos 20 anos de idade, em S. Bartolomeu de Messines.

Aos 30 anos mudou-se para Beja onde continuou a sua actividade empresarial e onde teve vários estabelecimentos em simultâneo, entre os quais uma Casa de Fado, ao longo de cinco anos.

Terminou a sua actividade comercial aos 64 anos de idade. A partir de então tem vindo a dedicar-se exclusivamente a actividades artísticas e culturais, integrando dois grupos corais do Conservatório de Albufeira (música popular e música erudita), o Grupo Coral da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e o Grupo Coral Religioso desta localidade. Simultaneamente, frequentou aulas de música e canto no Conservatório de Albufeira e dedica algum do seu tempo à Poesia.

Tem como obra feita mais de 700 poemas, parte deles já musicados e gravados e outra parte em preparação para serem declamados e gravados em CD.

Ama particularmente o fado, que começou a cantar aos oito anos de idade. A partir dos 20 anos teve como escolas de fado o Bairro de Alfama, Bairro Alto, Madragoa e Alcântara, onde privou com fadistas da época, nomeadamente, Alfredo Marceneiro, Manuel de Almeida, Carlos Ramos, César Morgado, Tristão da Silva, Artur Ribeiro, Tony de Matos e tantos outros. Adquiriu Carteira Profissional de Fadista (nº 250) há cerca de 30 anos.

Gravou quatro CD’s de Fado e Canção e dez CD’s de poemas da sua autoria.