sexta-feira, dezembro 01, 2006

Luis Nunes Alberto

Luís Nunes Alberto

Luís Nunes Alberto, natural de Caxarias, Ourém, emigrou para França com os pais aos nove anos de idade, onde estudou até aos dezanove, completando o 12º ano com a opção Electrónica. Regressou a Portugal em 1972 e encontra-se radicado em Albufeira desde 1977.

Artista por vocação, artesão por necessidade, tem-se dedicado desde 1968, como amador e, desde 1973 como profissional, ao fabrico de jóias em metais pobres como cobre, latão e alpaca.

Estudou dois anos Ourivesaria, Pintura e Gravura na ARCO, Escola de Arte e Comunicação, em Lisboa.

Escreve desde os dez anos de idade, prosa poética e poemas para consumo próprio e de alguns amigos. Pinta em vários suportes e materiais e nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos experimentais em fusão de vidro.

Na sua expressão artística a escrita está quase sempre presente, quer explicitamente com qualquer mensagem, quer na natureza gestual do grafismo, quer ainda no duplo efeito literário e visual das escritas labirínticas. Participou em mais de uma dezenas de exposições colectivas e individuais. Obras publicadas: Amor de pedra (poemas, 1997), Luar de vidro (livro de poemas todo em vidro, editado um só exemplar), Bíblia (livro todo em pedra, um só exemplar), Tao, o livro do equilíbrio perfeito (livro em latão, cobre e alpaca, só um exemplar).